Menu

Ordem e Progresso - P.P.F. Simões

Livro: Ordem e Progresso
Autor: P.P.F. Simões
Editora: Novo Século
ISBN: 9788576794899
Ano: 2011
Páginas: 320



“–Aconteceu alguma coisa?
– Aquele prédio em frente. – Samantha devia ter tido um colapso e ter sido contaminada por uma doença de amor por prédios, talvez uma nova doença inventada por mim agora mesmo. Eureka! Ela receberia o nome de prediassexualismo, quem sabe fosse realmente isto o que estaria acontecendo.
– Não entendi. – Ela conseguia com toda a certeza entender a semântica das palavras." Pág 55





Eu sempre fico muito satisfeita quando tenho a oportunidade de conhecer novos autores brasileiros. Fiquei muito feliz de ter a oportunidade de ler esse livro que me fez sentir vários sentimentos ao mesmo tempo.

Samantha Albuquerque é nossa protagonista com belos olhos de lince, uma mulata que recentemente se pós – graduou em sociologia e que agora conseguiu um emprego no recém criado IMCP ( Imigrantes da Cidade de São Paulo). Ela não poderia desejar nada melhor. Um bom emprego, uma formação e um namorado rico e bonito.

Até aí tudo são flores, mas ao chegar para trabalhar ela percebe que não pode contar com os outros trabalhadores do local, que na verdade não trabalham, só ficam lendo emails e vendo vídeos na internet e, além disso, o lugar que parecia abandonado, agora está abarrotado de imigrantes de países vizinhos, que vieram para o Brasil na tentativa de se salvarem das catástrofes naturais que estão acontecendo pelo mundo todo, mas que não atingiu o Brasil.

Diante dessa crise, Samantha luta entre o certo e o errado, tentando ajudar os outros, mas sem deixar que certas coisas lhe afetem. Como lidar com as pessoas que estão no país para tentar sobreviver? Como ajudar sem prejudicar sua carreira e sua aposentadoria perfeita?

P.P.F. Simões criou um livro cheio de questionamentos óbvios, mas que acabamos deixando passar, sabendo que várias coisas estão erradas, para não prejudicar seu desenvolvimento pessoal. O autor mostra irreverência nas críticas sociais, mostrando ao leitor que na maioria das vezes o país não está em ordem e o progresso nem sempre acontece.

Um dos pontos positivos do livro foi o narrador. Ele tem uma paixonite pela “Olhos de Lince” mas também a crítica várias vezes em suas frases recheadas de sarcasmo.  Um livro divertido, irônico e tocante. Recomendo! 



0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela visita.
Fique a vontade para opinar mas sem comentários ofensivos ok?
Retribuirei a visita assim que possível!

 
Layout feito por Adália Sá | Modificado por Tatiellen Tarzo