Menu

A Vida em Tons de Cinza - Ruta Sepetys

Livro: A Vida em Tons de Cinza
Autor(a): Ruta Sepetys
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580410167
Ano: 2011
Páginas: 240


" A intervalos de poucos minutos, podiam - se ouvir as botas dos agentes em marcha. Eu não conseguia dormir. Perguntei - me se havia lua no céu e, caso houvesse como ela estaria. Segundo papai, os cientistas achavam que, vista da Lua, a Terra era azul. Naquela noite acreditei nisso. Iria desenhar a Terra toda azul, pesada de lágrimas. Onde estaria papai? Fechei os olhos. " Pág. 36






Em uma época em que a literatura fantástica está predominando algumas vezes sentimos a necessidade de ler algo mais denso. A Vida em Tons de Cinza é um desses livros que te trazem de volta para a realidade e nos ensina lições que não podem ser esquecidas.

Lina Vilkas é uma jovem lituana de 15 anos com um enorme talento para desenhar e que vê sua promissora carreira nas artes ser interrompida antes mesmo de começar quando agentes da NKDV (polícia secreta soviética)  invadem sua casa e levam ela, seu irmão e sua mãe embora.
Juntos, eles são jogados em um trem sem rumo definido com outros lituanos, com condições precárias. Lina e seu irmão Jonas, não entendem muito bem o que está acontecendo e se preocupam com o pai, que não foi junto com eles.

A família de Lina se mantém unida, tentando sobreviver e ainda ajudar os outros eles trabalham duro em um campo de trabalho forçado para ganhar míseras rações de pão. Passam fome, são humilhados e ainda assim lutam sem desistir, para manterem suas vidas.

Este não é um livro para passar o tempo. É forte, chocante e emocionante. A maioria de nós estudou muito sobre Hitler, suas loucuras e as milhares de mortes que provocou. Sempre nos lembramos do que os judeus passaram, mas nos esquecemos que Stalin também espalhou horror e medo nos países Bálticos. Suas atrocidades foram tão desprezíveis quanto às de Hitler. A estória de Lina e sua família não é real, mas várias outras passaram por situações semelhantes.

A autora pede que o leitor pesquise e conheça a história desses países que sofreram tanto, pede que cada leitor conte essa história para outra pessoa para servir de exemplo, para que ninguém esqueça que apesar de tudo eles venceram, com força, amor e esperança. Essa é uma história que precisa ser lida.



0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela visita.
Fique a vontade para opinar mas sem comentários ofensivos ok?
Retribuirei a visita assim que possível!

 
Layout feito por Adália Sá | Modificado por Tatiellen Tarzo