Menu

[Resenha] Conselho de Amiga - Siobhan Vivian

Título original: A Little Friendly Advice
Autor(a): Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9878563219305
Ano: 2012
Páginas: 223

 "A neve caía impiedosamente nas suas botas. Meu pai largou   suas coisas no caminhão. Ele me disse duas vezes para descer, mas não ouvi. Lágrimas quentes corriam por meu rosto.
 Quando seus braços me alçaram da capota, eu me fingi de morta. Era uma brincadeira que fazíamos quando eu era pequena. Mas em vez de me fazer cócegas ou fingir uma luta, meu pai me pôs no chão como se não fosse nada. E sem dizer uma palavra, partiu com o carro." Pág 32

Conselho de Amiga não tinha me atraído muito quando chegou aqui em casa, mas como eu precisava de uma leitura leve acabei pegando pra ler. Não é um livro genial que vai mudar sua vida, mas é divertido e nos faz lembrar a adolescência.
-----
Ruby é uma adolescente que acaba de completar 16 anos. Tudo que ela queria no dia do seu aniversário era sair e poder comemorar com suas amigas. Ao invés disso ela acaba recebendo a visita do pai que saiu de casa quando Ruby era pequena.
É claro que a visita dele a deixa confusa e ela não sabe o que pensar ou fazer a respeito. Suas amigas, Beth, Maria e Katherine dão vários conselhos, mas ela não tem certeza se eles são bons. A relação dela com a mãe também fica complicada já que ela se fecha e não fala nada sobre o pai para Ruby.
No meio dessa confusão de sentimentos surge um garoto, Charlie que faz a vida de Ruby um pouco mais doce e ela encontra nele um refúgio para esquecer os problemas.
-----
O livro não tem nada muito emocionante, eu achei pela sinopse que o abandono que Ruby sofreu daria uma história mais densa mas não foi bem assim. Na verdade o livro começa com o impacto da volta do pai, mas depois isso acaba sendo deixado um pouco de lado e o foco passa a ser a relação de Ruby com Charlie e com suas amigas.
Achei o romance bem bonitinho e gostei do modo como a autora relatou os sentimentos complexos, as incertezas e as aventuras de um primeiro amor.  Já os sentimentos com o pai eu não achei que foi bem trabalhado, na verdade achei a narrativa da Siobhan com relação a volta do pai de Ruby estranha.
Um livro rápido, mas bem juvenil. Acredito que garotas mais novas e que estão experimentando um romance agora vão gostar mais desse livro do que eu.


5 comentários:

  1. Oii, tudo bem?

    Acabei de encontrar seu blog aqui pela blogosfera literária, kk, estou te seguindo agora. Então, eu tenho 16 anos, mas acho que esse não é um dos meus estilos preferidos. Assim como você, eu o leria esperando uma leitura leve, E se na sinopse dá atenção para a relação com o pai, deveria ser um foco bem construido né? Enfim, beijos e boa semana.
    Parabéns pela resenha!

    http://alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, apesar de eu ter dado mais estrelinhas. Já o outro lido da Siobhan não tinha me chamado tanto a atenção, porém acho que ainda era melhor que esse ò.ó
    Achei ele bem superficial, poderia ser mais explorado, como você disse. As partes com o pai poderiam ser mais profundas. Também o li com o objetivo de ler algo mais leve, e quanto a isso o livro foi 10.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ei, Tati! Quanto tempo que eu não venho aqui!
    Então, como a gente conversou ontem no twitter (ha ha), estou quase terminando de ler o livro e concordo com você. Ficou alguma coisa meio estranha nessa relação dela com o pai.
    Mas o Charlie é mesmo um fofo! rs

    Um beijo,
    Inara - http://lerdormircomer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie, Tati =)

    aah, quero ler esse livro, mesmo não sendo muito emocionante como falaste.
    Gosto de leitura fofas.

    ResponderExcluir
  5. Apesar de a maioria das resenhas que eu leio desse livro serem negativas, eu quero muito ler, exatamente por acreditar que é uma leitura mais leve.

    Gosto de leituras doces. rsrsrs...

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita.
Fique a vontade para opinar mas sem comentários ofensivos ok?
Retribuirei a visita assim que possível!

 
Layout feito por Adália Sá | Modificado por Tatiellen Tarzo